quinta-feira, 19 de abril de 2012

Semana Internacional de Conscientização do uso das Fraldas de Pano por Laura Morgado



Laura Morgado e Maitê
 "Começamos a usar fraldas de pano desde os 4 meses de Maitê. Depois de uma alergia na pele que foi diagnosticada como decorrente do abafado das fraldas descartáveis, encontrei essa solução ecológica, bar...ata e charmosa, e AMEI.

"Mas fralda de pano não é uma coisa do passado? A humanidade já não superou essa etapa??", eu pensei. Existem muitos mitos em relação ao "ser mãe moderna", e o optar por usar fraldas de pano cai sempre nesse questionamento. As pessoas costumam encarar como se fosse uma opção "antiquada", ou que apenas as "mulheres do lar" podem se dar o luxo de fazer, porque as mães "que trabalham" não tem tempo de lavar fraldas de cocô!

Conversando com outras mães, que já haviam trocado as descartáveis pelas de pano e contavam em blogs, fóruns, grupos de facebook e aos 4 ventos, descobri como na verdade essas fraldinhas são práticas, principalmente se você tiver uma máquina de lavar por perto (ela vai fazer todo o trabalho). São também MUITO econômicas, e isso pesou na decisão: o preço de uma fralda moderna (sem ser calça enxuta) costuma ser o mesmo de um pacote de descartáveis, sendo que as descartáveis duram menos de um mês, e a fraldinha de pano vai durar anos além de dispensarem o uso de pomadas de qualquer tipo. Por mais que o estoque de descartáveis do chá de fraldas ainda esteja grande, em algum momento elas vão se acabar e o desembolso mensal de pacotes de fralda + pomadas vai ser chato.

Ecologicamente falando, um bebê utiliza em torno de 5.500 fraldas descartáveis em 2,5 anos (média de idade de desfralde), e cada uma dessas fraldas leva 450 anos para se decompor. É mole? Essas fraldas compõem 2% de todo o lixo das grandes cidades, e a matéria orgânica (xixi e cocô) delas, acumulada nos lixões, vira rapidinho um foco de bichos e doenças.

No mundo todo (principalmente no Brasil) existe um número crescente de mães que buscam se informar sobre o uso de fraldas de pano, e essa demanda tem feito surgir cada vez mais mães empreendedoras que produzem fraldinhas de pano como uma forma de viabilizar um trabalho domiciliar, conectado com valores como comércio justo e economia solidária.

Em Recife, temos as fraldinhas da Cristina Calheiros, da marca Fio da Terra, que são LINDAS e compõem 50% do meu estoque (as outras 50% são basicamente calças-enxutas compradas no centro da cidade a $6, que também ADORO!). Mas são várias as marcas nacionais: Fralda Bonita, Fralda Madrinha, Efral, WMN, e todas elas podem ser compradas pela internet.

Em vários âmbitos nós estamos começando a questionar o uso dos descartáveis, mas em algum momento do desenvolvimento da sociedade moderna parece que se cristalizou a idéia de que cocô de neném não tem outra saída senão entrar numa pampers e ir direto pro lixo. Fica aqui o meu depoimento para incentivar que outras mães se interessem, pesquisem, tirem dúvidas, testem e mudem esse paradigma também. Super aprovadas!"

Nenhum comentário: